TÉCNICA DE PLISSADO FEITO À MÃO
Hoje vamos aprender mais uma técnica de plissado feito à mão. Estas técnicas estão cada vez mais fora de uso. Eles são importados ás toneladas dos países asiáticos.
Técnica de plissado feito à mão
GOMA PARA PLISSAR O TECIDO
Ingredientes:
1 Pacote de gelatina em pó incolor e sem sabor;
1 Litro de água a ferver;
1 Litro de água fria;
2 Copos de álcool
1 Colher (sopa) de sal, para evitar manchas no tecido.
MODO DE FAZER
Dissolva a gelatina num pouco de água quente e acrescente 1 litro de água quente, a seguir misture toda a água fria, álcool e sal. Mergulhe o tecido na goma até que o mesmo fique totalmente humedecido. Pendure o tecido e deixe secar à sombra, não deixe formar pregas ou rugas, não coloque molas.
1 – Formas para plissado manual. Para conseguir esse efeito plissado será necessário utilizar duas formas, como as que estão logo abaixo. Para fazer as formas use papel. Não poderá ser riscado com lápis ou caneta, etc. Faça as dobras de um centímetro ou mais, caso queira um plissado mais largo, use uma régua para fazer o vinco da forma.
2 – Coloque o tecido entre as formas.
3 – O tecido é colocado entre as duas formas e é fechado dobra por dobra.
4 – Amarre bem a forma. Isto evita que o tecido se solte e o plissado fique com defeito.
5 – Molhe o tecido que envolve a forma e passe o ferro bem quente até que o tecido seque completamente. Repita esta operação por três vezes.
6 – Retire o tecido da forma.
7 – Resultado do processo. O tecido já está plissado.
Uma medida simples é guardar as peças torcidas e com um nó, dessa forma não permite que elas percam o plissado. Eu guardo as minhas penduradas com cabides que possuem ganchos. Lave sempre com sabão, não deve torcer e de preferência secar pendurada num cabide, para evitar passar a peça. Prefira lavar à mão, mas pode também lavar na máquina com água fria.